Garota de Ipanema: Conheça a história de uma das músicas mais famosas da era de ouro da Música Popular Brasileira.
Na verdade, parte da inspiração vem da própria “Garota de Ipanema”, a carioca Helô Pinheiro, que caminhava ao encontro das águas litorâneas.
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela, menina, que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar”. Quem já ouviu essa famosa música, sabe que sua inspiração veio da belíssima praia de Ipanema.
De fato, a inspiração foi tanta, que o momento foi eternizado por Tom Jobim e Vinícius de Moraes na década de 60. Essa música, então, até hoje registra um saudoso período daquela região da Zona Sul carioca, em que o mundo era mais tranquilo e as pessoas contemplavam as pequenas belezas da vida.
Mundialmente famosa por sua beleza, Ipanema carrega, ainda hoje, a fama e a reputação de ser um dos bairros mais nobres e mais deslumbrantes da capital carioca.
São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema. Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro.
Garota de Ipanema: A breve história da música
Foi no ano de 1962 que os músicos Tom Jobim e Vinícius de Moraes caminhavam tranquilamente pela praia de Ipanema e se deparavam com uma cena aparentemente comum. Uma bela moça caminhava pela areia e trilhava seu caminho até o mar.
Apesar de ser uma coisa normal, já que outras pessoas compartilhavam o local, a beleza estonteante da jovem chamou a atenção dos compositores, que prontamente decidiram compor uma canção para registrar o momento. Sem dúvida, nascia ali uma das maiores músicas brasileiras.
E pensar que foi concebida pelo simples andar de uma bela jovem no bairro de Ipanema, um dos melhores cenários do litoral carioca! Helo Pinheiro Garota de Ipanema - divulgação
Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Antônio Carlos Jobim é considerado, até hoje, um dos expoentes da MPB, bem como uma das grandes forças da Bossa Nova, estilo bastante apreciado no Brasil e também no exterior.
O artista teve uma carreira bem sólida na época, chegando a compartilhar o palco com Frank Sinatra, um dos maiores artistas do planeta.
Vinícius de Moraes, por outro lado, teve uma carreira dedicada à escrita de canções brasileiras. Como compositor, emplacou vários sucessos com seus parceiros Tom Jobim, Toquinho, Pixinguinha, Ângela Maria, entre outros famosos.
A poesia, outro talento seu, permitia que enxergasse o mundo de um modo mais delicado. Isso colaborou muito para a grandiosa parceria com Tom Jobim.
Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro, ou simplesmente Helô Pinheiro, atuou como modelo para comerciais e revistas. Além disso, chegou a participar de novelas e apresentou o programa “Ela” já em 1984.
Fora sua carreira na televisão, a artista também atuou como empresária e escritora de sua autobiografia intitulada “A Eterna Garota de Ipanema”. Atualmente, mora na cidade de São Paulo.
A praia de Ipanema eternizada
Com pessoas tão geniais envolvidas nessa canção tão conhecida, é claro que a praia de Ipanema foi eternizada na história do país.
Até hoje, não só a praia atrai visitantes curiosos em saber mais sobre a música, como também o bar Garota de Ipanema recebe muitas visitas de quem tenta reviver um pouco aquela época.
Certamente Ipanema jamais deixará de encantar os turistas ou residentes do local. Por conseguinte, com tantas opções de lazer em Ipanema, é praticamente impossível não se apaixonar pelo lugar que nos presenteou com a canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro.
Invexo
Comments